sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Net, Cidadania e Justiça

O ano de 2009 foi exemplo de utilização da internet em prol do Direito, da Justiça e da Cidadania. A consagração dos processos virtuais - que em muito contribuíram para a celeridade processual pretendida pela Emenda Constitucional 45 e na luta contra a morosidade da Justiça - procedimento esse que passou a ser adotado pelo Superior Tribunal de Justiça em fase recursal, além da realização de atos judiciais por meio de vídeo-conferência. E, a exemplo da ordem judicial, via Twitter, decretada na Inglaterra, assistimos a expedição de ordem judicial de soltura imediata emanada, via e-mail, por magistrado do Estado do Acre após pagamento de pensão alimentícia, postada pelo celular.

Nesta semana o Twitter manauara, após vivenciar um duelo de retórica, inteligência e perspicácia, entre uma médica que presta serviço na Zona Leste e uma Vereadora de Manaus, viu o tema #biafacts ficar em primeiro lugar no Brasil e em terceiro lugar no ranking geral, chegando a superar o tema #avatar. Trata-se da médica, esposa e mãe Bianca Abinader (@bia_abinader) que após esgrimar via twitter com a Edil, virou personagem de vídeo no Youtube e um fenômeno da net. Mas a fama conseguida em poucas horas e a discussão sobre a nova Taxa de Lixo instituída no município, entre outros temas, acabou por gerar a criação de um site www.manausdeolho.org e uma campanha em prol da ética na política em Manaus, movimento esse ao qual muitos cidadãos twitteiros acabaram por aderir, a maioria deles desvinculados de qualquer ideologia político-partidária ou mesmo de políticos twitteiros, simplesmente pela vontade de participar, contribuir e fiscalizar os atos públicos, embora alguns queiram estigmatizar de outra forma para descredibilizar e enfraquecer a campanha.

Mas tudo isso ocorreu, é certo, porque a internet se transformou em instrumento de manifestação de insatisfações políticas e de luta por direitos, tendo se tornado, assim, uma poderosa ferramenta de afirmação da Cidadania e Justiça Social.

Que #2010 seja repleto de @realizações para todos, com a concretização dos planos e sonhos idealizados. Feliz Ano Novo!

Texto veiculado na coluna do Jornal "A Crítica" de 1º/01/2010