sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

1º ETC_MANAUS

Amanhã será realizado simultaneamente em oito capitais brasileiras, o ETC - Encontro de Twitteiros Culturais -, para discussão de temas relevantes debatidos no Twitter. Em Belo Horizonte, Curitiba, João Pessoa, Fortaleza, Manaus, Porto Velho, Rio Branco e São Paulo, twitteiros se reunirão para debater a importância e utilidade do Twitter em várias áreas de interesse da sociedade. Esses encontros tiveram origem em SP e RJ. em outubro de 2009, para a discussão “Livros e Literatura no Twitter”, para desmistificação da idéia de que a internet concorre com a leitura tradicional. A partir de novembro, outras cidades aderiram à prática, ampliando a discussão para “Twitter e Cultura”, o que permite abordar educação, diversão, política, jornalismo, cidadania e outras áreas.

Em Manaus, o primeiro encontro, que está sendo coordenado pelo Grupo de Pesquisa, Discurso e Práticas Sociais da Universidade Federal do Amazonas, vai ser realizado neste sábado (27), no espaço Thiago de Mello da Saraiva MegaStore, no Manauara Shopping, a partir das 10:30h e contará com cinco Mesas: “Twitter e Cultura & Entretenimento”; “Twitter e Mídia”; “Twitter e Cidadania”, “Twitter e Sociedade” e “Twitter e Política”. As Mesas contarão com até 5 expositores e um mediador. A entrada é gratuita, todavia, em face do espaço ser limitado, as inscrições devem ser feitas no site: http://www.mrzoide.com.br/etcmanaus/.

O que diferencia esse encontro dos demais é sua dinâmica. Segundo o Professor Sérgio Freire da UFAM, o debate será bem democrático, ao estilo do Twitter, estando todos convidados a participar tanto diretamente da platéia, como via Twitter, que estará sendo alimentado à medida em que ocorrerem os debates nas Mesas. Assim haverá interação ao vivo, onde serão permitidas intervenções superiores a 140 caracteres, assim como via Twitter. O professor explica que o objetivo do encontro “seria expandir o fórum de discussão social para além do ambiente virtual”. Além disso, essa reunião tem também a finalidade de dar rosto aos arrobas (@) de cada um de seus “followers” e “followings”.

Aplausos à iniciativa!

Esse texto foi publicado na coluna semanal do Jornal A Crítica em 26.02.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário